SERVIÇOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejar é construir objetivos, o caminho entre o presente e o futuro promissor que se deseja, identificar as causas que impedem, traçar estratégias e definir o plano de ação. É relevante para todos os tamanhos de empresas, orienta a mobilizar os recursos corretos. Os objetivos identificados devem ser mensurados com metas e gestão por resultados.
No processo de planejamento estratégico encontram-se as respostas para:
a. Quem somos?
b. Qual a nossa missão?
c. Qual a relevância do nosso negócio?
d. Afinal, aonde queremos chegar?
e. Quais os atores envolvidos nesse planejamento? (Quem tem importância na análise que traçará o futuro da
empresa)
f. Análise de mercado – Concorrentes? Áreas e mercados para explorar?
g. Quais as métricas para avaliar o desempenho?
Um planejamento estratégico completo requer esforço e dedicação, mas se feito com qualidade, mapeará o caminho das pedras para a conquista de todos os seus objetivos.
“O mais criativo e visionário plano estratégico não tem utilidade se não for transformado em projetos. Para ter sucesso, as organizações precisam ter clareza de quais são os valores requeridos pela estratégia – e a certeza de que eles foram
adotados” (Dom Cabral - Prof. Heitor Leopoldo).
Os caminhos escolhidos são as estratégias, que serão transformadas em projetos.
ALINHAMENTO ESTRATÉGICO
É um processo mais sintético que o planejamento estratégico, que consiste em definir as estratégias e mensurar através de indicadores e metas. O desdobramento de metas é o início do gerenciamento. As metas serão desdobradas por toda a
organização, do estratégico ao tático e operacional.
O próximo passo será o gerenciamento e monitoramento dessas metas através de uma governança disciplinada.
O uso de Dashboard e Gestão à Vista são fundamentais para a comunicação, a transparência e envolvimento de todos.
O efetivo alinhamento estratégico, embora difícil de ser alcançado, tem provavelmente o maior retorno entre as práticas de gestão. Portanto, fazer da gestão estratégia uma competência central de sua organização poderá trazer vantagens competitivas duradouras.
Esse modelo coloca as pessoas e sua comunicação / colaboração no centro do local de trabalho digital.
Social business significa levar para dentro da empresa o que você faz normalmente na web: relacionar-se por meio de redes. Da mesma forma que você se relaciona com amigos através do facebook, existem diversos apps para que a comunicação empresarial com os diversos stakeholders (clientes, colaboradores, fornecedores e etc.) seja realizada de forma ágil e inteligente em busca da solução de algum problema. É muito importante que a informação registrada seja facilmente recuperável.
A proposta de valor do social business é acelerar os processos de troca de experiência, aumentar a produtividade, produzir, organizar e compartilhar o conhecimento, criando um ambiente de trabalho altamente competitivo e gratificante, com transparência. É fundamental tornar acessível e reutilizável:
a. Interações complexas e colaborativas entre os trabalhadores de alto valor;
b. Os conhecimentos resultantes criados a partir dessas atividades da equipe;
c. Os artefatos de saída dos processos acima mencionados, em particular o conteúdo e as conversas.
Temos hoje diversas ferramentas digitais acessíveis pelo celular, que possibilitam a organização e recuperação de informações e conhecimento. Do ponto de vista do trabalhador individual, um local de trabalho digital ideal deve ser significativamente mais utilizável e eficaz do que o que eles têm hoje, tornando o trabalho mais simples e mais fácil.
Nós atuamos na organização e estruturação de novo modelo de trabalho, através de uma metodologia que orienta a utilização de ferramentas digitais, o gerenciamento de projetos e os artefatos dos capitais do conhecimento (intelectual, estrutural, ambiental, relacionamento).
SOCIAL BUSINESS, COLABORAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DE INOVAÇÃO
Inovar é criar ou inventar novas formas de organizar uma empresa, criar produtos, processos, ferramentas, serviços que podem gerar resultados na forma de ganhos financeiros, redução de custos operacionais e valor para os clientes e para as empresas.
A Gestão da Inovação necessita de métodos para organizar as ideias e transformar em entregas transformacionais. As etapas abaixo são sugeridas:
a. Identificação de oportunidades e problemas – quais problemas nos afligem e podem ser resolvidos com inovação?
b. Entendimento mais profundo de oportunidades ou problemas – diagnóstico dos 5 (cinco) Porquês.
c. Ideação – após entender a questão de forma mais abrangente desenvolver através de técnicas como brainstorming, design thinking, etc. uma proposta para o modelo, produto, serviço ou processo.
d. Seleção de ideias e projetos – escolher propostas que surgiram na ideação
e. Desenvolver projeto – utilizar Canvas ou outros métodos, o objetivo agora é a transformação das ideias em projetos estruturados que possam ser testados e entreguem resultados.
Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de roduto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais.
A nossa abordagem é referente à transformação digital, à quebra de paradigma, pensar como as tecnologias digitais podem impactar e criar rupturas no seu negócio.
Significa pensar novos modelos de negócios que induzem a uma nova cultura digital com entregas ágeis, empresas ágeis e tendo a tecnologia como eixo essencial ao negócio.
GERENCIAMENTO DE PROJETO
O gerenciamento de projetos é fundamental para a entrega, com sucesso, em desempenho de tempo, custo e escopo. De acordo com a Fundação Dom Cabral, a gerência avançada de projetos também recomenda para o sucesso do
projeto avaliar: o impacto no cliente, o impacto na equipe, o resultado direto para o negócio e o preparo da organização para o futuro.
Atuamos no gerenciamento de projetos com metodologia estruturada para planejar e controlar a execução dos projetos, aderente às melhores práticas do PMI (Project Management Institute).
No caso do cliente estar inserido na transformação digital também, apoiamos no uso de ferramentas digitais para a execução de monitoramento do projeto, que propiciam agilidade e transparência nas entregas dos times de projetos.
Com base em diagnóstico realizado para o cenário de cada cliente, propomos a metodologia adequada.
Nossa filosofia e métodos seguem a Liderança Adaptativa e seus Fundamentos, que são os pilares recomendados no curso Master em Liderança e Gestão Pública (MLG).
MODELAGEM DE PROCESSOS E WORKFLOW
“Todo o procedimento é manual e tem um trâmite demorado, burocrático e em papel.” Esta é uma frase ainda muito conhecida e para ser tratada necessita de um bom diagnóstico do processo atual e o desenho de um novo fluxo.
Outra boa frase: “Observa-se a carência de um sistema de informação online com a tecnologia web workflow integrado com os demais sistemas corporativos existentes ou o próprio sistema workflow poderá ser um repositório com base de dados e funcionalidades para atualização dos dados os quais ainda não constam em base de dados e sistemas de informação”.
A modelagem dos processos de negócios permite reunir pessoas para gerar fluxos que aperfeiçoam, e identifiquem gargalos que geram ineficiência e quebra de produtividade.
Através de ferramentas de BPM - Business Process Management é possível implementar sistemas que dão transparência e agilidade ao processo. De maneira geral, a tecnologia workflow não somente garante a comunicação e troca de
informações entre diferentes departamentos envolvidos em um mesmo processo de negócio, como garante que toda e qualquer tarefa seja executada pelo colaborador para o qual ela for destinada. Todo o processo passa a ser virtual e online.
É a solução para a Desburocratização! E nós fazemos isso com o apoio de parceiros.
CAPACITAÇÃO DE PESSOAS
O capital intelectual é o intangível mais valoroso da organização. O nosso objetivo é realizar intervenções para capacitar recursos em liderança, gestão de projetos e gestão de metas e resultados.
O princípio norteador da capacitação é a Liderança Adaptativa, inspirada no curso Master em Liderança e Gestão Pública do CLP, que busca capacitar profissionais na distinção entre desafios técnicos e desafios adaptativos, se são simples, completos ou complexos, buscar a abordagem focada no propósito, no objetivo.
Alinhar com a missão, visão, valores, fortalecer competências, criatividade e compromisso com as entregas, com o time de liderados e a organização.
O foco é sempre no conhecimento estratégico e propósito da organização, buscando identificar e alavancar os perfis de liderança para ter empowerment e gerar os resultados pretendidos.
“Bons líderes são aqueles que desafiam, renovam e inovam os instrumentos de gestão, decidem quais são as atividades vitais para o sucesso das estratégias e promovem a realização das mudanças.”(Dom Cabral - Prof. Heitor Leopoldo).
A busca de um ambiente colaborativo, agradável e motivado é uma constante em nossa atuação.